terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Coisas sem por que

Na Austrália, a moeda também é chamada de dólar, assim como nos Estados Unidos. A diferença é que um dólar australiano equivale a, mais ou menos, 0,90 centavos de dólar americano. Em comparação ao real, um australiano é igual a R$ 1,67.
Entre notas e moedas, existem as de cinco centavos, 10 centavos, 20 centavos, 50 centavos, um dólar e dois dólares, em moedas; e cinco dólares, 10 dólares, 20 dólares, 50 dólares e 100 dólares em notas, de plástico.
Porém, de acordo com a história do país, em 1966 existiam, além das atuais, moedas de um e dois centavos, e notas de um e dois dólares. Tais valores saíram de circulação há poucos anos. As moedas de um e dois dólares substituíram as notas, no entanto, as redondinhas de um e dois centavos simplesmente desapareceram do mapa. O usual, agora, é arredondar o valor para o mais próximo de cinco centavos.
O detalhe é que, ainda hoje, se você for ao supermercado, por exemplo, a banana pode custar $ 2,49 o quilo. Oras, por que colocar $0,09 centavos no preço se não é possível dar um centavo de troco? Já tentei argumentar algumas vezes, mas foi frustrante. Eles não costumam ser muito educados quando contrariados, sabe…
Enfim, são certas coisas do Primeiro Mundo que eu, como boa terceiro-mundana, não entendo!!

Nenhum comentário: