domingo, 14 de junho de 2009

Crise: Tsunami ou marola no seu bolso? *

Entenda quais os efeitos da crise no mundo e saiba como proteger o bolso

Nao importa em que parte do mundo voce esteja, se a crise economica ainda nao te afetou, prepare-se porque ela ainda pode te pegar. No entanto, com algumas dicas que voce vai ler adiante, e uma boa dose de otimismo, e possivel passar quase que ileso ao “tsunami” que teve inicio em meados do ano passado, nos Estados Unidos. So para recordar, tudo veio abaixo com a quebra do banco Lehmans Brothers, desencadeada pela crise nas hipotecas. Ou seja, os americanos que tinham parcelamentos imobiliarios ficaram impossibilitados de pagar suas dividas, devido a alta nos juros, e tal atitude gerou uma bola de neve.

Felizmente, de acordo com especialistas, a tempestade gerou ondas que chegaram com mais forca em alguns paises, e apenas “marolas” em outros. Por sorte, a Australia encontra-se na lista dos desenvolvidos que menos sofreram os efeitos da crise que, ate agora, e considerada a maior desde 1929.

Embora por aqui tenha havido demissoes em massa em grandes industrias, a economia permanece estavel, com provavel recessao este ano, mas dando pequenos sinais de que no fim do tunel ainda existe luz. No inicio do mes, o governo australiano divulgou numeros que mostram queda de 0,3% na taxa de desemprego, e alta de 2,2% nas vendas do comercio em marco, impulsionada em boa parte pela ajuda de AUD$ 900 que o primeiro ministro Kevin Rudd e sua turma estao distribuindo aos contribuintes que pagaram os impostos no ano passado, e ganham menos que AUD$ 80 mil por ano.

Entretanto, se numeros oficiais do governo parecem longe da realidade, ha maneiras mais palpaveis de se fazer economia em casa, e fazer inchar o proprio bolso, colocando-o bem distante de danos maiores.

Viagens

Um bom exemplo de como e possivel economizar e fazer dinheiro em tempos de crise e o estudante Thiago Bauer, de 25 anos. Depois de dois anos morando e trabalhando na Australia, ele ja viajou para varios paises da America do Sul por dois meses, Bali por duas semanas, e agora partira para Tailandia, Grecia, Turquia, Italia e Espanha, em uma jornada que deve durar aproximadamente dois meses. Quer saber como? O carioca trabalha em dois lugares – um restaurante e um cafe – e guarda boa parte do salario. Alem disso, Thiago religiosamente “deposita” todas as moedas de $2, $1 e $0,50 centavos que ganha em tips em garrafas. Atualmente, acumula cinco garrafas, em um total de aproximadamente AUD 2 mil. Tal dinheiro sera suficiente para pagar, pelo menos, pelas passagens.

- Fico horas na internet procurando em todos os sites possiveis em busca dos melhores precos – destaca Thiago. – Vale mais a pena do que procurar agencias que vao me cobrar a mais pelo trabalho de procurar.

Vale destacar que o momento e oportuno para quem pretende viajar. Todas as companhias aereas decidiram cortar precos, e partiram para uma verdadeira guerra de promocoes. Para o Brasil, por exemplo, a Aerolineas Argentinas, ate entao a mais barata, baixou de AUD 1200 para AUD 800. Enquanto isso, a concorrente Lan Chile lancou voos diretos de Sydney para Sao Paulo pela barganha de AUD 1100, mais taxas. Se o objetivo e viajar por aqui, prepare-se para surpresas como Indonesia por AUD 250, e Havai por AUD 299. A dica e procurar na internet e nas agencias pelos melhores pacotes, e pechinchar, claro.

Alimentacao

No quesito alimentacao, vale a dica de acompanhar as promocoes e encartes que os maiores supermecados oferecem semanalmente. Alem disso, e sempre bom dar um passeio pelo Cooles ou Woolworths depois das 20h. E tiro certo de encontrar bons produtos por ate a metade do preco. Nao custa nada lembrar que certos alimentos, como arroz, macarrao, leite, entre outros, sao bem em conta sem marca, ou os famosos Home Brand. Em alguns casos, a diferenca entre o “com brand” e o home brand chega a 80%.

Entretenimento

Tudo bem, todos sabemos que em tempos de crise e melhor economizar nas noitadas, o que significa que nao e preciso simplesmente parar de se divertir. Para quem ainda nao consegue ficar em casa em um sabado a noite, a boa dica e antes de sair, vale passar em um bottle shop e comprar um pacote com 6 cervejas, que vao custar no maximo AUD 15. Afinal, nas boates e pubs por ai, um copo de cerveja nao sai por menos de AUD 5. Ou seja, voce bebe em casa e “economiza” nos drinks durante a empreitada noturna.

Para os amantes dos bons filmes, vale a dica de aproveitar o cinema as tercas-feira, que tem ingressos por AUD 7, metade do valor normal – que gira em torno dos AUD 16.

Moveis, roupas e utensilios

Embora nao seja tradicao no Brasil, na Australia e comum as pessoas frequentarem lojas de segunda mao (second hand) em busca de bons produtos. Sim, e possivel achar utensilios de boa qualidade por barganhas. Alem de tais lojas, outra boa dica e ficar atento as famosas garages sales. Elas sao simplesmente a maneira mais simples de se desfazer de, em certas vezes, casas inteiras. E facil achar moveis, roupas, utensilios domesticos, e ate joias, quadros, enfim, tudo por precos simplesmente inacreditaveis.

Outra pedida sao as lojas que vivem de doacoes, como St. Vincent e Salvation Army. E certeza de achar produtos em bons estados de conservacao por precos que chegam a ser 80% mais em conta que objetos novos. E claro, o ideal e ir ate um desses pontos e testar, antes de gastar o seu dinheiro.


Vistos: Nada de mudancas para os estudantes

Depois de desencadeada a crise, muito se falou – e ainda se fala – sobre mudanca nos vistos aqui na Australia. O fato e que para estudantes nada muda. Pelo ao menos por enquanto, o governo australiano nao pretende restringir numero de vistos de estudantes. Ate porque, a industria de estudantes internacionais, que chegam a 500 mil alunos, engorda em nada mais, nada menos que AUD 15,5 bilhoes anuais os cofres cangurus.

De acordo com a agente Erica Carneiro, da Bravo Migration, nao e de interesse do governo reduzir o numero de estudantes, e por isso, ela acredita que nao havera mudancas nos vistos de estudantes, mesmo em relacao a permissao de trabalho.

- Os estudantes ja tem a restricao de trabalhar 20 horas semanais, e para o governo eles representam uma enorme fonte de renda – destaca Erica.

Vale destacar que o Brasil figura entre os 5 paises que mais tem estudantes na Australia, embora esteja a leguas de distancias do maiores, como India, China, Japao e Coreia.

Para saber mais sobre os vistos de graduacao, sponsorship e PR (permanente-residente), entre em contato com a Bravo Migration (www.bravomigration.com.au.

* materia publicada na revista Falamos Portugues - edicao 7