quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Curtas

Banco Central Australiano eleva novamente a taxa de juros

O RBA (Reserve Bank of Australia), ou Banco Central Australiano, acredita mesmo que a economia australiana vai de vento em popa. É que o RBA subiu pelo terceiro mês seguido a taxa de juros oficial do país em 0,25%, somando agora 3,75% ao ano.

O aumento já era aguardado pelos especialistas que no entanto não aprovam a opção do RBA de subir a taxa pela terceiro mês consecutivo – é a primeira vez que isso acontece na história do país.

O impacto direto, como eu já disse aqui antes, vai para os que possuem financiamentos regulados pela taxa de juros anual australiana. Para quem tem mortgage (financiamento de casa própria), a alta será de algumas dezenas ou até centenas de dólares no próximo pagamento.

Na opinião dos especialistas, a decisão do RBA pode reprimir os que estão planejando investir na casa própria, embora os números em 2009 mostrem alta nas vendas em todos os meses.

Vale ainda esclarecer que os bancos são livres para estipular suas próprias taxas de juros, como foi o caso do Westpac, que resolveu aumentar as parcelas de seus clientes em 0.45%. A decisão gerou polêmica. Segundo o banco, a justificativa para a alta de 0.45% foi recobrir gastos.


Longe de um consenso sobre aquecimento global

Depois de degolar o líder do partido Liberal da Austrália, Malcolm Turnbull, o assunto aquecimento global pode derrubar o atual primeiro ministro do país, Kevin Rudd. Hoje o Senado reprovou pela segunda vez a proposta do PM em relação à emissão de carbono do país. A terceira votação está marcada para fevereiro e pode complicar a vida de Rudd caso a maioria vote novamente pelo não.

A polêmica, aliás, não restringe-se ao território australiano. No mundo inteiro o tema é debatido em parlamentos, universidades, ONGs e etc. O encontro em Copenhague promete pôr lenha na fogueira, literalmente.

Desculpem-me os leitores, mas precisaria de mais tempo para ler e escolher minha posição em relação ao polêmico tema. A verdade que eu sei é que esta história de aquecimento global é séria. E até vc leitor vai concordar comigo. Aqui em Sidney o primeiro dia de verão – ontem, 1 de dezembro – teve as 4 estações do ano. Loucura, loucura, loucura! Se nada for feito, não quero estar na pele da nova geração, se é que eles terão pele até lá!


Estudante brasileira encontrada morta em Sidney

A notícia infelizmente é desagradável, mas o fato é que uma estudante brasileira de 22 anos foi encontrada morta na semana passada aqui em Sidney. Eu conheci Suellen Domingues logo que cheguei na Austrália. Simpática, divertida e animada, meu contato com Suellen se restringiu a um encontro.

Até agora o que a polícia australiana revelou é que a estudante foi encontrada morta no apartamento de um neurocirurgião, de 41 anos. Especula-se na mídia local que a morte tenha sido provocada por ingestão de medicamentos e drogas.

Os pais da estudante estão vindo para Austrália em busca de mais informações que possam, enfim, esclarecer a tão misteriosa morte de Suellen. Fica aqui as condolências à família da jovem.