quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Economia aquece. Juros sobem.

O Banco Central Australiano resolveu aumentar a taxa de juros do país - estável desde abril - para 3,25%. O ajuste de 0,25% foi anunciado ontem. A medida é um sinal claro de que a economia australiana já saiu (ou talvez nem entrou) do furacão chamado GFS (Global Financial Crisis).

Pelos fundamentos da economia, um país só sobe juros quando sente que sua meta de inflação anda ameaçada, ou então quer se resguardar de que elas serão cumpridas. Usando o português claro é só dizer que está sobrando (ou não está faltando) dinheiro na praça e o australiano não está com medo de gastá-lo. Todavia, muito dinheiro no mercado pode gerar alta nos preços, e consequentemente inflação.

Um dos motivos do BC Aussie ter aumentado os juros, na minha opinião, pode ser a natural guinada no número de turistas e bakcpackers que o país recebe quandos as temperaturas sobem. Qualquer um que mora por aqui, pelo menos nas grandes cidades, percebe que no verão o país fica muito mais cheio. Ou seja, é mais dinheiro circulando por aí. Mais gente consumindo pode gerar alta da inflação, que por aqui está na meta de 2, 3% ao ano.

Para o bolso do consumidor significa que fica mais caro pegar empréstimos; os bancos também tendem a aumentar taxas de financiamento, como casa própria, automóvel, etc. É possível, ainda, haver correção nos preços de produtos no atacado, que usualmente são repassados para o consumidor.

Em contrapartida, já é possível ver mais placas de emprego pela cidade. Quem sabe até seu patrão fique animado com o aquecimento da economia e resolva te dar um aumento hein?