sábado, 19 de janeiro de 2008

Repercutindo...

Que o Rio de Janeiro está um caos, todo mundo sabe. Agora quando coisas boas acontecem, relacionadas à Cidade Maravilhosa, a imprensa, pelo o que parece, faz questão de não noticiar. Digo isto porque os meios de comunicação do Brasil sequer deram uma linha de notícia sobre uma banda carioca que esteve no maior festival de música da Austrália, o Sydney Festival, representando o Brasil, e contagiando com alegria brasileiros e australianos. E olha que ofereci para O Globo, O Globo Online, Estadão, Folha e O Dia, e nada de respostas! (Talvez deveria ter tentado o Jotinha...)

Como os meus leitores sabem, o MONOBLOCO esteve em Sydney, na Austrália, na sexta-feira, dia 11, por uma única noite de apresentação com todos os ingressos vendidos há um mês antes do show. Consegui entrevistar os músicos da banda, escrevi esse texto aí de baixo sobre o sucesso que foi o evento, mandei para a sessão Eu-Repórter - orientada por um repórter do próprio veículo, e para minha surpresa nem uma linha sequer foi ao ar.

Na sessão do O Globo Online, onde se diz que os leitores podem mandar e compartilhar histórias interessantes, encontra-se em destaque uma notícia sobre uma leitora que visitou o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Ou seja, é mais importante divulgar os Estados Unidos ao invés de mostrar que uma banda carioca, que leva a cultura do Rio de Janeiro e do carnaval mundo afora, faz sucesso onde quer que vá, e foi capaz de levar mais de 1.500 pessoas em um show do outro lado do mundo. Nada contra a leitora que esteve nos Estados Unidos, que eu imagino que tenha tido uma experiência interessante, mas daí a desprezar a apresentação do MONOBLOCO, acho que não foi de bom feitio.

Enfim, fiquei realmente decepcionada, primeiro porque o Brasil tem tantos problemas que quando um evento importante como este aqui na Austrália convida uma banda brasileira para participar, é motivo de extremo orgulho, pelo menos em minha opinião. Segundo, depois de ver o sucesso que foi o MONOBLOCO aqui, presume-se que a banda, de fato, merecia um destaque em um jornal carioca ou paulista, ou mineiro, enfim, de alguém no Brasil. E por fim, se existe uma sessão para compartilhar histórias interessantes, supõe-se que as notícias irão ao ar, o que, de fato, não acontece.

Espero que no próximo evento em que uma banda brasileira levar a cultura do Brasil pelo mundo, os meios de comunicação sintam-se mais patriotas e divulguem com orgulho nosso país.

Um comentário:

Andrea disse...

Olaa, descobri o seu blog por acaso, e achei muito interessante !
Tem textos ótimos, adoro saber um pouco a cultura de outros países.
A Austrália me fascina, mas tem muitas histórias que fico sabendo meio incoerentes sobre as pessoas de lá. Rs
Se quiser se comunicar comigo, pra matar essas minhas curiosidades em contar um pouco sobre a vida ai, me add no msn (legally_dedeia@hellokitty.com)
Beijos e parabéns pelo blog